دانلود کتاب Verdade e Conhecimento
by Tomás Aquino
|
عنوان فارسی: حقیقت و دانش |
دانلود کتاب
جزییات کتاب
No caso, a atualidade de Tomás de Aquino é precisamente a afirmação - para uma época de ceticismo pós-moderno - da verdade e da possibilidade do conhecimento humano (não no sentido escolar e pacífico dos compêndios de epígonos "tomistas"), ao mesmo tempo que afirma as limitações desse conhecimento. É a dialética fundada na Kreaturlichkeit (Pieper), a "criaturalidade" como fundamento tanto da cognoscibilidade como da inesgotabilidade do conhecimento das coisas.
Assim, particularmente interessante é o método da quaestio disputata como objetivação ("o meio é a mensagem") dessa busca da verdade a partir das limitações humanas.
Os estudos introdutórios põem em destaque o amplo panorama de questões filosóficas discutidas por Tomás e que vão da corporeidade do homem aos fundamentos teológicos de nossa cultura, enfatizando, como não poderia deixar de ser, os agudos problemas da relação linguagem-ser.
Os tradutores nos tornam acessível este mundo, trazendo (de acordo com o sentido etimológico de "tradução") o autor, distante de nós mais de setecentos anos, em termos de pensamento e linguagem atuais. Um exemplo: junto com o conceito - central no pensamento do Aquinate - de participação ("ser" em oposição a "ter"), deparamo-nos com a (aparentemente) incompreensível sentença de Tomás: "não se pode dizer que o sol é quente"! Lauand, após expor que, na doutrina tomasiana da participação, o sol não tem calor; ele é calor, explica em bom português:
"Todas essas considerações parecem extremamente naturais quando nos damos conta de que ocorrem em instâncias familiares e quotidianas de nossa própria língua: um grupo de amigos vai fazer um piquenique em lugar ermo e compra alguns pacotes de gelo (desses que se vendem em postos de gasolina nas estradas) para a cerveja e refrigerantes. As bebidas foram dispostas em diversos graus de contato com o gelo: algumas garrafas são circundadas por muito gelo; outras, por menos. De tal modo que cada um pode escolher: desde a cerveja 'estupidamente gelada' até o refrigerante só 'um pouquinho gelado'... Ora, é evidente que o grau de 'gelado' é uma qualidade tida, que depende do contato, da participação da fonte: o gelo, que, ele mesmo, não pode ser qualificado de "gelado"... Estes fatos de participação são-nos, no fundo, evidentes, pois com toda a naturalidade dizemos que 'gelado', gramaticalmente, é um particípio..." (p. 59)
Por sua densidade e clareza, Verdade e Conhecimento é uma obra instigante e sugestiva que abre o diálogo - a partir do referencial clássico - com os temas mais agudos da filosofia atual.