دانلود کتاب Anti-Dimitrov 1935-1985 — meio século de derrotas da revolução
by Francisco Martins Rodrigues
|
عنوان فارسی: ضد دیمیترو 1935-1985 — نیم قرن از شکست انقلاب |
دانلود کتاب
جزییات کتاب
Dirigente do PCP que manteve firme suas convicções revolucionárias, rompendo com o reformismo daquele partido, organiza no começo dos anos 1960 na clandestinidade o Comitê Marxista-Leninista Português, o que o leva novamente, em 1966, a ser preso e torturado. Libertado após o 25 de Abril, organiza sucessivamente o PCP (Reconstruído) e a Política Operária.
Francisco Martins Rodrigues definiu-se, singelamente, em sua defesa perante o tribunal do fascismo português: “Somos comunistas simplesmente“. E com isso disse tudo.
O Anti-Dimitrov é fruto dessas mais de duas décadas de militância e de reflexão do camarada sobre o movimento comunista internacional e as causas de sua degeneração reformista e revisionista. Achamos que a tese central do livro pode ser resumida na seguinte definição: o “centrismo como embrião do revisionismo moderno” (pg. 267).
São muito comuns teses que afirmam que a viragem para o revisionismo na União Soviética começou somente no XX Congresso do PCUS, em 1956, ou que esse mesmo processo, na China, teria tido seu início na disputa de poder após a morte de Mao, em 1976. Para essas teses – e para as organizações que as defendem – tudo se passaria como se, subitamente, a política justa tivesse tornado-se o seu oposto (pgs. 199 e 241). Recusando essas teses como dogmáticas (pg. 265), simplistas e anti-dialéticas (pg. 245), pretensamente marxistas (subjetivistas ou idealistas, acrescentaríamos nós), Francisco Martins Rodrigues vai buscar as origens do revisionismo moderno no período anterior a esses dois marcos (pgs. 191 e 244). Para isso, analisa em detalhes a história do movimento comunista internacional, as teses que se passou a defender, a prática dos partidos comunistas, bem como as bases sociais, classistas, da virada de política que identifica no MCI.
Francisco Martins Rodrigues define da seguinte forma o centrismo:
“Entre o declínio da corrente comunista fundada por Lenine e o despontar da corrente revisionista medeou um período centrista, abrangendo os vinte anos decorridos do 7º congresso da IC ao 20º congresso do PCUS, e cuja função histórica foi configurar o revisionismo e preparar o organismo comunista para o receber“. (pg. 280).
“Durante esse período intermédio, o equilíbrio instável entre a linha proletária revolucionária descendente e a linha reformista pequeno-burguesa em ascenso determinou o surgimento dessa forma específica de oportunismo que é o centrismo“. (pg. 275).
Texto retirado de:
http://primeiralinha.org/home/?p=13507