دانلود کتاب Guia de Prática Clínica - vol 4 Sinais e Sintomas do Trato Gastrointestinal Azia e Dispepsia 2020 Profar CFF_nodrm
|
عنوان فارسی: راهنمای عمل بالینی - جلد 4 علائم و نشانههای سوزش سر دل و سوء هاضمه دستگاه گوارش 2020 Profar CFF_nodrm |
دانلود کتاب
جزییات کتاب
Nome do livro: guia de prática clínica sobre azia e dispepsia.
Farmacêuticos do Brazil e do mundo já podem acessar o Guia de Prática Clínica: sinais e sintomas do trato gastrointestinal – Azia (acidez/pirose) e Dispepsia, elaborado e disponibilizado por meio do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, do Conselho Federal de Farmácia (Profar/CFF). A publicação é a quarta de uma série de livros e oferece orientações detalhadas quanto aos procedimentos que deverão ser adotados no atendimento aos pacientes com estes problemas de saúde.
Assim como os demais da série, o guia sobre azia contempla método de busca da evidência; acolhimento da demanda; anamnese farmacêutica; alertas de encaminhamento; plano de cuidado; orientações ao paciente; avaliação dos resultados e algoritmo de decisão. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca a preocupação do conselho com a qualidade do material, pensado por farmacêuticos para a rotina de trabalho dos farmacêuticos. “O desenvolvimento dos livros busca oferecer um conteúdo baseado nas melhores evidências, sempre validado por meio de consultas públicas”, comenta.
A coordenadora do projeto e assessora da presidência do CFF, Josélia Frade, ressalta a preocupação em oferecer um conteúdo atualizado, alinhado com as condutas preconizadas pela comunidade científica. “Seguimos os padrões internacionais para a elaboração de guias de prática clínica”, observa, ressaltando o engajamento da equipe envolvida. “Agradeço o cuidado dos profissionais que contribuíram na produção deste livro. Esperamos que o guia contribua para amenizar os sintomas das pacientes que sofrem com esse problema”.
Os três primeiros guias trataram dos temas espirro e congestão nasal, dismenorreia e febre. Também integram a coleção do Profar, outros manuais direcionados aos farmacêuticos e modelos de materiais educativos, como folders, que podem ser utilizados durante o atendimento e aos pacientes. O projeto, um dos marcos das gestões do CFF nos últimos seis anos, tem o apoio irrestrito do Plenário do conselho. “Trata-se de uma iniciativa que tem contribuído enormemente para sintonizar os colegas farmacêuticos com o novo momento da profissão”, salienta o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Mato Grosso e presidente do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária, Ricardo Amadio. Acesse todos os guias disponíveis no site do CFF.